quinta-feira, 3 de março de 2011

Viagens: Fátima (e algumas vilas no caminho)

Seguindo a série de posts sobre a minha viagem, continuamos em Portugal, mas desta vez, no emocionante Santuário de Fátima!

Mas no caminho de Lisboa até lá, conhecemos também algumas vilas interessantes que merecem destaque, e a primeira delas é a VILA DE ÓBIDOS.

"Óbidos" significa "cidade fortificada", e essa vila, que fica no distrito de Leiria e tem ares medievais, guarda séculos e mais séculos de história dentro de suas muralhas!

Vista da chegada em Óbidos, com suas casas brancas

As suas casas são todas pintadas de branco, e dentro existe um castelo, onde hoje funciona uma pousada:

Castelo de Óbidos
É conhecida também como Vila das Rainhas, porque os reis de Portugal costumavam dar a cidade de presentes às suas rainhas quando casavam!

Não se pode deixar de tomar o famoso licor de ginjinha, que é uma espécie de cereja:


Ah, uma curiosidade: lá fica a menor pousada do mundo, com 1 quarto só!

Menor Pousada do Mundo!
As muralhas de Óbidos guardam um vasto patrimônio arquitetônico, e conta com os tradicionais azulejos portuguêses:


A vila conta com algumas igrejas, entre elas, a de Santa Maria, que remonta à época da ocupação mulçumana!


Bom, isso é um pouco de Óbidos, mas vamos continuar a viagem que tem mais!!!

A próxima "paragem" (os portugueses falam assim! Acho tão bonitinho!) é ALCOBAÇA.

O nome da cidade é uma junção dos nomes dos dois rios que banham a cidade: Alcoa e Baça.

Rio Alcoa
Fomos visitar o mosteiro da cidade, que abriga os túmulos de D. Pedro e Inês de Castro, que protagonizaram uma linda história de amor que teve um final triste. Uma história interessantíssima, que originou aquele ditado popular "Agora é tarde, Inês é morta".

Mosteiro de Alcobaça
Túmulo de D. Pedro, considerado obra prima das esculturas góticas
Gente, esses túmulos são inacreditáveis! A riqueza de detalhes impressiona! No túmulo de D. Pedro, estão retratadas diversas passagens de sua vida com Inês de Castro e também do assassinato dela - Rodas da Vida e da Vortuna:

Algumas imagens foram quebradas pelas tropas de Napoleão
E olha como D. Pedro era apaixonado por Inês: os túmulos dos dois estão um de frente para o outro, por ordem sua; em cima de cada túmulo, estão esculturas representando os mesmos, e estão de olhos abertos, porque D. Pedro acreditava que, no dia do juízo final, os anjos os levantariam, e eles poderiam se olhar!!!!

Paramos para almoçar em NAZARÉ, uma cidade praiana que bomba no verão!!! Uma amiga minha já foi até para show de Ivete lá! Bom, mas a nossa parada foi só para almoçar mesmo, que por sinal foi maravilhoso e com uma vista leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenda:


E, antes de chegarmos ao Santuário, paramos ainda em BATALHA, para conhecermos o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que foi construído a mando de D. Pedro I (gente, é D. Pedro I de Portugal, e não o D. Pedro I do Brasil, que é o D. Pedro IV de Portugal, deu pra entender??!! RS) em agradecimento à Virgem Maria por ter vencido a Batalha de Aljubarrota:

Na frente, estátua de Nuno Álvares Pereira, que venceu a batalha


 Lá estão sepultados o Rei João I e sua família.

Bom, mas finalmente chegamos ao destino principal, o SANTUÁRIO DE FÁTIMA! Se bem que o melhor de Fátima não tem foto que mostre, é uma emoção sem tamanho que nos invade, renovando e reforçando nossa FÉ. Realmente, não tem como descrever!

A basílica de Fátima. À direita, em dourado, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus


A nave da basílica. Assistimos à missa, emocionante!


Ai meu Deus, ficou longo né? No próximo preciso aprender a selecionar as fotos, mas é tão difícil!!!

Espero que gostem! 

Próxima parada, Madri!

7 comentários:

  1. Sempre é dificil separar e escolher fotos de viagens né
    sao tantas imagens legais que sempre queremos todas!!rs
    hoje nosso post tbm foi cheio de fotos e historia!!
    adorei dar uma "viajada" por portugal por aqui.
    esta vindo pra Londres tbm?
    beijos
    L.F
    WWW.BTRESCHIC.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, infelizmente não fui a Londres, mas eu morro de vontade de conhecer!!!

    Mas em breve (espero!) irei por aí!!!

    Beijos e obrigada pelas visitas!! Apareça sempre, tá???

    ResponderExcluir
  3. Pri, deixa assim ... longos os posts da viagem, hehehe, porque são lindos e uma aula de história!! Legal é visitar e saber o que esta visitando, é entender o contexto. Seus posts sobre a viagem são ótimos! Amei a foto sua com o castelo (amoo castelos) e da praia... Adoro seus posts...abração e ótimosss dias de carnaval!!

    ResponderExcluir
  4. Priscilla, amei seu blog bem diversificado, como vc também curto muito Portugal é sempre nossa porta de entrada para Europa, não resisto a ir a qualquer país por essas bandas sem antes visitar Lisboa e seus arredores.
    Beijoss
    Guga Fernandes

    www.meuestilogugafernandes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Priscylla.As fotos estão lindas,espero q vc possa conhecer LONDRES passei meu NIVER la.Tenho certeza q vc vai se apaixonar.BJO.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, como nunca escrevo no seu Blog, apenas por Falta de tempo, hoje decidi lhe Parabenizar pelas dicas não só de Moda e Bom gosto como de Cultura Também.Estou orgulhosaaaa de você minha irmãzinha ( espero que Larissa e Paty não fiquem com ciumes kkk) beijão para Você este final de semana em Gravatá só estarei de Looks novos para você conferir e terminar de matar aquele meu closet velho kkkk beijocas Nena

    ResponderExcluir
  7. "BATALHA, para conhecermos o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que foi construído a mando de D. Pedro I (gente, é D. Pedro I de Portugal, e não o D. Pedro I do Brasil, que é o D. Pedro IV de Portugal, deu pra entender??!! RS) em agradecimento à Virgem Maria por ter vencido a Batalha de Aljubarrota:"

    NÃO.

    O mosteiro da Batalha foi mandado construir em 1386 por D. João I de Portugal, não pelo D. Pedro I de Portugal. Foi na época de D. João I que aconteceu a Batalha de Aljubarrota (por isso se chama Batalha).

    D. João I era filho bastardo de D. Pedro I, que morreu em 1367, ou seja, quase vinte anos antes.

    ResponderExcluir

Comenta aqui, "Modete"!